domingo, 25 de maio de 2008

VIAGEM À LUA

É uma técnica de recreação utilizada para despertar o grupo para a aprendizagem, possibilitando que os participantes se percebem mutuamente.
Objetivo Geral: estimular a percepção grupal, frente à utilização de diferentes critérios.
Objetivo Específico: integrar os participantes do grupo.
Ambiente Físico: os participantes devem estar dispostos em círculo e todos devem usar crachás com seus nomes visíveis.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Procedimentos e aplicação: o instrutor diz: "Vamos fazer uma viagem à lua. Eu sou da alfândega e determino o que cada um irá levar". Participa, em seguida o que levará e pergunta ao participante à sua direita o que ele irá levar, e assim sucessivamente.
O instrutor adota algum critério para aceitar as propostas apresentadas pelos participantes, mas não esclarece qual é o critério utilizado. No caso de alguém já conhecer o jogo ou descobrir porque as respostas são aceitas, o instrutor solicita-lhe que o auxilie na condução do jogo, sem dar dicas (diretamente). Muitos critérios poderão ser escolhidos. Por exemplo:
* Levar objetos que, no momento do jogo, estão sendo portados pelo participante sentado à sua direita (óculos, sapatos pretos, relógio prateado, etc).
* Levar objetos portados pelos participantes à sua esquerda.
* Levar coisas concretas ou abstratas, cujas palavras comece ela mesma inicial do seu nome/do participante à sua esquerda/direita.
Quando a maioria do grupo já houver descoberto o critério que comanda as escolhas, para envolver todos novamente, o instrutor pode e deve mudar o critério até então utilizado, dando mais chance àqueles que ainda não haviam descoberto.

Nenhum comentário: