sexta-feira, 12 de setembro de 2008

JOGOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

JUSTIFICATIVA:
Hoje as crianças só pensam em brincar de videogames, jogos eletrônicos, computadores. As brincadeiras tempos atrás eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. Brincar de Bolinhas de Gude, Carrinhos de rolimãs, pega-pega, passa- anel, roda pião, soltar pipa, pular corda eram brincadeiras de antigamente. Mas hoje não se vê mais as crianças fazendo essas brincadeiras. A tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e fazendo que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão.Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens. Ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes.Tudo isto sem a criança sair do lugar, ficando assim a cada dia mais no sedentarismo. Pensando nisto, nós professoras do curso de multiplicadoras/2008 da Escola Ione Campos dos Santos resolvemos resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular inserindo essas brincadeiras, que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser compartilhadas até com seus familiares, colegas e amigos de sua comunidade.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
Este projeto envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso é, que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde, solidariedade, entre muitos outros.

OBJETIVOS:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidários e participativas, incentivar o trabalho de equipe.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Competições de brincadeiras ( Corrida do Saco, Corrida da batata na colher, Dança das cadeiras, Taco, Amarelinha, Batata
Quente, Cabo de Guerra, Pé de Lata, Elástico, Peteca, Queimada, etc );
Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
Identificar o cotiadiano de uma criança nos tempos atuais;
Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam;
Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país;
Confeccionar de Pipas ( a mais engraçada, Original, Diferente );
Identificar e reconhecer Músicas Folclóricas,cirandas;
Utilizar Trava-Línguas, parlendas;
Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente.

METODOLOGIA e ESTRATÉGIAS:
Material didático
Livros de histórias
Gravuras e Cartazes
Textos e leituras variadas
Atividades xerocopiadas e dirigidas
Criações diversas
Vídeos
Pesquisa com pais, familiares, visinhanças sobre brincadeiras/jogos do tempo deles em criança;
Diálogos e relatos
Músicas
Recreações, jogos e brincadeiras

CONTEÚDOS:
Uso da linguagem oral para conversar e expressar idéias e opiniões;
Leitura de pequenos textos como: Trava-Línguas, Parlendas, Canções,etc;
Cantigas, danças de roda, brincadeiras antigas e brinquedos utilizados pelos nossos pais e avós;
Participação em jogos, brincadeiras de antigamente;
Participação nos jogos.

AVALIAÇÃO:
Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas( com alunos da Pré Escola, do Currículo-1ª a 4ª série; 1º e 2º anos nas aulas de Educação Física, pelos professores titulares da turma juntamente com a professora parceira( Isabel), mais as multiplicadoras (Yeda-Marcia - Rosemeri ). O presente projeto será aplicado na primeira e segunda semana de outubro.

É através das crianças que se perpetuam as brincadeiras tradicionais, sendo, estas, preservadas e recriadas a cada nova geração. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Assim como nossos pais e avós, com certeza temos uma história pra contar sobre nossos brinquedos prediletos e uma brincadeira a ensinar.

5 comentários:

Raphaella Jhinn disse...

Eu sou uma criança de 10 ano !! É eu tiha me esquecido de como essas brincadeiras de antigamente eram bouas !!! sei que isso era d tempo da minha mae ou até da minha avó mas agente brincou disso !! nunca me lembro de ter brincado isso na escola !! pois as pessoas nunca gostavão dessas brincadeiras pois falavão que eram brincadeira de crianças!!! logico que eu nao ligava pois hoje em dia existe TV, COMPUTADOR, GAME BOY e muito mais !!! mas agora eu estou vendo como essas brincadeiras foram inportantes para minha mae, meu pai, minhas avós !!!!
MuItOoO oBrIgAdA !!!

...::: Programação Ideal para o SBT :::... disse...

Olá! Acabei de concluir um projeto no qual me empenhei nos últimos dias: O Manual de Educação Fisica e Recreação.

Este manual contém mais de 350 atividades recreativas, desde brincadeiras ao ar livre, dinâmicas de grupo, cantigas de roda e tarefas para gincana. É uma obra amadora, porém, está muito bem elaborada e seu conteúdo é extremamente rico.

Modéstia à parte, o manual que eu criei é um item obrigatório em qualquer instituição de ensino ou para qualquer amante das brincadeiras, pois é um verdadeiro almanaque de recreação e tem absolutamente tudo que alguém precisa para promover qualquer tipo de atividade, para todas as idades.

Portanto, peço apenas que baixe o meu manual, leia e, se não gostar, apague-o. Porém, se gostar e achar que o conteúdo é interessante, o imprima e ponha em prática no seu local de trabalho ou o indique para alguém que se interesse.

O seu tamanho é menor de 80kb, ou seja, mesmo que a sua internet seja lenta, não vai demorar mais de 30 segundos pra baixar.

Obrigado pela atenção e espero que realmente você e sua equipe faça bom uso do manual.

ACESSE:
http://brincadeirasderua.zip.net

Silvia Arrelaro disse...

Oi Yeda, copiei 2 imagens desta postagem para ilustrar um trabalho que passei para meus alunos.
Se tiver algum problema me avise, que deleto, ou se souber a autoria para colocar os devidos créditos.

Agnes disse...

eu gostei muito desse site pq me ajudou num trabalho da escola e me lembrou como e bom sermos crianças

william disse...

eu gostei muito ,como as crianças de antigamente bricavam e me ajudaram muito no trabalho de escola