quinta-feira, 2 de outubro de 2008

FAZENDA DO SOCORRO

No tempo em que esta terra do Rio Grande do Sul ainda era o ¿Continente¿ de Erico Verissimo, a fazenda do Socorro em Vacaria foi o caminho das tropas de gado e mulas que iam das vacarias das Missões para a feira de Sorocaba em São Paulo. Alimento e transporte para os bandeirantes que sonhavam com o ouro e as pedras das Gerais.
O primeiro proprietário foi um destes paulistas, um tropeiro chamado Bradenburgo, que a recebeu como Sesmaria. Deste tempo, por volta de 1770, se conserva a casa da sede em sua construção original em madeira das florestas de araucária dos Campos de Cima da Serra. Depois dele, a história da propriedade ganha ares novelescos, pontuada por disputas de herança, testamento roubado e mortes misteriosas. Em 1902, já nas mãos da família Noronha, a história da Fazenda muda de rumo. Com a riqueza gerada pela atividade pecuária, a Fazenda do Socorro se transforma. Incorpora os hábitos dos novos donos, altera seu perfil arquitetônico e inova no seu modelo de produção.
Roteiro e direção: Saturnino Rocha
Fotografia: Carlos Mattos, com imagens de Fernando Rech
Trilha sonora: Jean Presser
Narração: João Ubiratan Vieira


Autor: RBS TV RS
Publicado em: 14/04/08

2 comentários:

Ademir disse...

linda ,fazenda ótima história com parte do enrredo vou fazer uma musica,pena que terei que inscrevê-la em algum festival fora de Vacaria-rs por que aqui não há reconhecimento. me aguardem. Ademir J Abreu

Clodoveu Lisboa Borges disse...

Esta fazenda pertencera aos meus ancestrais. Sou descendente de Ignacia Rodrigues de Jesus INACIA VIEIRA, cc Francisco Borges Vieira, doadores do terreno no qual situa-se a cidade de Vacaria-RS. Sou genealogista, represento Vacaria-RS, ASBRAP. No instante que escrevo este comentário estou a digitalizar os nomes dos habitantes dessa terra nos tempos de 1800, 1900.
Paz e bem aos ai residentes e as residentes em outras querências. No momento resido na cidade de São Paulo-SP.
clodoveu lisboa borges.